-
Arquitetos: Atelier Guo
- Área: 24 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Qingshan Wu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como exposição, "La Patella" navega pelas restrições de um orçamento limitado e uma escala modesta. Criar intervenções impactantes com base no local designado é imperativo, e é a partir desta visão direta que "La Patella" surgiu.
Antes da Vila Langtou existe um caminho suavemente serpenteante que atravessa um lago com princípios do Feng Shui, conectando a vila com os arrozais distantes. Ele se destaca como uma anomalia. Observado em um mapa de satélite, o caminho não é reto, mas se expande nas extremidades, fazendo uma sutil curva em um ponto descentralizado. Esta posição distinta, juntamente com sua forma única, capturou nosso interesse e lançou as bases para o projeto.
A curva é sutil, se tornando aparente somente quando vista das extremidades do caminho. Esta percepção foi inicialmente obtida a partir da maquete, onde o projeto do pavilhão foi meticulosamente aprimorado. O telhado estendido em ambas as extremidades espelha a curvatura do caminho, estabelecendo o princípio arquitetônico fundamental e a base para toda forma e estrutura - uma sutil curva que pretendíamos destacar.
A estrutura do pavilhão aproveitou ao máximo as sutilezas do local. Os oito componentes principais, vigas e pilares combinados de forma limitada, são simplesmente entrelaçados e unidos, oferecendo uma narrativa arquitetônica clara. O leve ângulo na base, inerentemente delicado, foi ainda mais explorado por meio da estrutura, adotando uma postura baixa e leve que complementa a vasta paisagem aberta da vila.
Nosso objetivo era criar um volume onde as vigas envolvem os pilares, fazendo uso do ângulo horizontal. A elevação também responde com angularidade. As extremidades das vigas são abaixadas para evocar o charme antigo dos pavilhões tradicionais. O telhado suavemente inclinado, separado da estrutura, realça a sensação de extensão, semelhante a um pássaro pousando suavemente na água. A plataforma na extremidade externa da curva se estende ligeiramente para a frente, estabelecendo uma terceira direção após a curva da estrada, e assim, toda a forma do telhado apresenta uma expressão mais coesa.
À medida que o brilho do sol se derrama no lago de lótus, "La Patella", o pavilhão verde angular, repousa no caminho suavemente sinuoso, observando o ritmo de vida na antiga vila. Ele exala a elegância de um lótus de verão.